Autores e Obras

A ação proposta pelo coletivo consiste em fotografar as realidades encontradas pelo grupo de fotógrafos. A participação é feita através de iniciativas voluntárias para geração das fotografias. Os participantes podem usar instrumentos diversificados para fotografias tais como celulares, tablets, máquinas profissionais e semi-profissionais. A ideia é demonstrar as fotografias no sentido de mostrar o olhar fotográfico dentro de uma lógica poética expressada nas imagens retratadas. A experiência é captar fotos de natureza não apenas na ação contemplativa, mas no sentimento da foto.

Djacyr

Francisco Djacyr Silva de Souza

Visitar

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1988) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente, é professor da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental/ cidadania, consciência ambiental, educação, processo cultural, cidadania e educação.

Naldo de Freitas

Naldo de Freitas

Visitar

É um fotógrafo profissional, amante do mundo audiovisual e desenvolve trabalhos com projetos sociais na periferia. Cursou o Ateliê de Fotografia pelo CCBJ, formou-se em Gestão de Pequenas e Médias Empresas e é Técnico em Estatística. Trabalhou por 28 anos em empresa privada e desde 2018 vem desenvolvendo o lado artístico através da fotografia e auxiliando na produção de espetáculos teatrais, se jogando até mesmo no palco como ator no espetáculo O jesuíta no Teatro José de Alencar (2019). Veio ao longo do tempo fazendo coberturas fotográficas de grandes eventos, como por exemplo: 5º Prêmio Ceará Encena (05/2019). A peça Máquina de Memórias (07/2019) no Teatro José de Alencar. A peça Trois (10/2019) - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Neste mesmo ano foi convidado para fotografar, filmar e posteriormente editar e montar o vídeo do espetáculo teatral Território das Artes, realizado pela Associação Nossa Casa Mãe África, Ong da periferia de Fortaleza, na qual Naldo vem desenvolvendo trabalhos voluntários, podendo contribuir com sua arte para promover o trabalho da instituição. Ceará Natal de Luz. (12/2019) - CDL de Fortaleza, Praça do Ferreira. Passou então a integrar o time de artistas do Coletivo Inflamável, se jogando de cabeça nessa aventura. Logo em seguida, a convite de Aurianderson Amaro, artista-pesquisador do campo das artes em Fortaleza, gravou, montou e editou um vídeo do Workshop intitulado Propriocepção – Preparação Corporal de Atores, publicado no You Tube. No início de 2020 começou a fazer parte do coletivo Inflamável, na qual pôde desenvolver ainda mais sua arte. Produzindo diversos trabalhos como o vídeo de uma Leitura Dramática, Webdoc e a WebSerie - Margarida Contra Tanques. Todas essas oportunidades vêm contribuindo com sua formação profissional, o incentivando cada vez mais a continuar produzindo.

Thyago

Thyago Câmara

Visitar

O ator, diretor e iluminador Thyago Câmara começou sua carreira em 2006 quando concluiu o Curso de Princípios Básicos do Theatro José de Alencar, concluindo com o espetáculo; CAESALPINIA LEIOSTACHYA, Direção: Paulo Ess. Transitou dos trabalhos circenses de rua para os palcos de Teatro quando em 2010 concluiu o curso de iluminação cênica de ambiente e passou a integrar o Grupo Arte de Viver concluindo os cursos: Oficina Teatral Permanente e Oficina de Direção Permanente e participou de todos os espetáculo do grupo nas funções de ator, assistente de direção e iluminador cênico no período de 2010 a 2016. Em 2015 inicia o Curso de Licenciatura em Teatro no Instituto Federal do Ceará e no mesmo ano passa a integrar o Grupo CRISE até o ano 2017. No ano de 2017 funda o coletivo teatral "COLETIVO GIRASSÓIS" que trabalha até os dias atuais exercendo funções rotativas de ator, diretor, iluminador cênico e produtor, tendo como sua linha de pesquisa cênica as questões político-sociais e seus reflexos na periferia. Em 2018 passou a integrar o corpo docente da Escola de Atores Marcelino Câmara nas funções de professor e coordenador teatral assim como CIA EAMC, nas funções de ator, diretor, iluminador cênico e preparador de elenco.